fbpx
Meio ambiente x Sociedade: a importância de uma existência equilibrada

Vamos pensar sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade mais consciente e colaborativa com o meio ambiente?

Cada dia mais torna-se essencial a percepção de que desenvolvimento social e econômico não pode ser visto de maneira dissociada da natureza, pois não há atividade humana que se sustente sem o uso de recursos naturais como água, solo, ar, dentre outros. Mas o que estamos fazendo em nosso dia a dia para construir uma relação equilibrada com o meio ambiente?

A conservação do meio ambiente é fundamental para garantir o equilíbrio ambiental que sustenta a vida em nosso planeta. E o grande desafio dessa e das futuras gerações é conseguir equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental.

Desde o início de sua existência, a humanidade vem provocando mudanças no meio em que vive. Se inicialmente essas mudanças eram pequenas ou inofensivas, nas últimas décadas, essas transformações apresentam grande impacto sobre o ecossistema mundial e cada vez mais assistimos a um consumismo desenfreado e à destruição dos nossos recursos naturais e isso tem gerado prejuízo não só ao meio ambiente, mas, também, em nossa sociedade como um todo.

O acúmulo constante de poluentes no meio ambiente vem diminuindo a capacidade de renovação da natureza e desenhando um futuro cada vez mais preocupante para a vida em nosso planeta. Nesse contexto, torna-se cada vez mais urgente a implantação de programas de Educação Ambiental, a adoção de práticas que visem a sustentabilidade e diminuição de impactos ao ecossistema.

Ocorre que, a construção de uma sociedade realmente sustentável, é um grande desafio e depende de um esforço conjunto, pois somente com ações práticas e conscientização, poderemos alcançar uma existência equilibrada e sustentável.

Pensar no futuro das próximas gerações, buscando um consumo que recuse as agressões ao ambiente, pelos quais todos nós somos responsáveis, em favor do futuro de nosso planeta, é dever de todos. A sociedade contemporânea precisa mudar os padrões de consumo e produção de forma que possa atender as necessidades da população e reduzir o consumo desenfreado.

O Instituto Nikola Tesla entende a importância dessa relação sociedade e meio ambiente e da necessidade de uma transformação social e econômica que contribua com a construção de uma sociedade mais consciente, engajada com preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.  E acredita que, só há uma saída para uma convivência equilibrada que beneficie sociedade e meio ambiente, a sustentabilidade. Cabe a cada um de nós atuarmos de forma consciente e colaborativa.

Profª Dra. Luciana Carneiro
Membro do Conselho Titular de Pesquisa INT

INSTITUCIONAL

FAQ
Instituto Nikola Tesla