fbpx
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Nos últimos anos, o conceito de aprendizagem ativa tem recebido mais atenção e causado inquietação a muitos educadores, pois cada vez mais discute-se a importância de inovar em sala de aula e buscar novas estratégias de aprendizagem. 

Pensando nisso, esse curso é voltado a profissionais da área da educação, especialmente professores e tem por objetivo propor uma discussão sobre a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e discutir práticas que usem metodologias ativas em sala de aula.

Cada vez mais percebemos a importância das novas ferramentas pedagógicas para a educação e de como podem contribuir com o processo de aprendizagem para a construção de ensino híbrido. Por isso, torna-se cada vez mais urgente discutir a importância da tecnologia no ensino presencial; Ajudar professores a usarem da melhor forma possível essas ferramentas e proporcionar aulas mais dinâmicas e que conduzam o aluno a atuar de forma ativa no processo de aprendizagem é essencial e a proposta desse curso é justamente apresentar isso a professores que estejam interessados em discutir e compreender o que é o uso de metodologias ativas no ensino presencial

O curso é voltado a professores da educação básica e do ensino superior e tem por objetivo propor uma discussão sobre a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e discutir práticas que usem metodologias ativas em sala de aula.

Objetivos

Ao final do curso, o cursista será capaz de:

  • Conhecer de forma clara e objetiva quais os conceitos de metodologias ativas.
  • Compreender a importância do aluno como protagonista no processo de ensino aprendizagem.
  • Conhecer ferramentas tecnológicas que beneficiem uma educação inovadora.
  • Perceber que é possível transformar a dinâmica em sua sala de aula usando diferentes recursos, deixando a aula mais dinâmica e os alunos mais engajados com o processo de aprendizagem.

Público alvo

Gestores, coordenadores e professores de diferentes níveis educacionais interessados em aprender sobre metodologias ativas e educação inovadora.

Metodologia

Metodologia baseada na pirâmide da aprendizagem de Willian Glasser, seguirá um modelo linear conceitual, onde o aluno aprende participando do processo de aprendizagem através de práticas simplificadas como a apresentação e discussão de casos em dinâmicas que acontecerão através de encontros online e fóruns de discussão, buscando trabalhar com projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudo de casos e aprendizagem em pares. Os principais recursos utilizados serão plataforma de aprendizagem, ebook, vídeos gravados, além de material complementar que contribuirá com a aplicação prática em sala de aula.

Conteúdo didático

Livro digital (ebook) com texto escrito e ilustrações. Vídeos gravados (1 por tema de aproximadamente 10 minutos cada) para uma maior contextualização dos principais temas abordados no ebook. Textos e materiais extras para complementar o conteúdo abordados em aula. Será emitido certificado de participação.

O curso de 60 horas está divididos em dois módulos em comum (1 e 2); módulo 3 para professores e profissionais que atuam na educação superior; e módulo 4  para professores e profissionais que atuam na educação básica, conforme descritos abaixo:

Grade curricular

MÓDULO 1: Conceituação de metodologias ativas, Ferramentas Tecnológicas e formas de associar duas ou mais metodologias ativas em sala de aula (20 HORAS)

MÓDULO 2: Principais teorias de aprendizagem e o aluno como protagonista no processo de aprendizagem (20 HORAS)

MÓDULO 3: Metodologias ativas aplicadas para aprendizagem na educação superior (20 HORAS).

MÓDULO 4: Metodologias ativas aplicadas para aprendizagem na educação básica (20 HORAS).

Início

Fevereiro de 2021

Investimento

R$ 269,00

Docentes

Profª Carina Alves

Diplomada em Estudos Avançados em Educação – especialidade em Educação a Distância e Elearning pela Universidade Aberta de Portugal; Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP- USP); Especialista em Psicopedagogia para pedagogos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/ USP); Graduada em Pedagogia e em Educação Física; Autora do livro “O tripé da Educação a Distância: Regulação, Docência e Discência Online”; Autora de diversos artigos e cases de sucesso na área da Educação.

Profª Luciana Carneiro

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Bióloga; Pedagoga e Psicopedagoga Institucional; Atuou como professora na educação básica; Professor Universitário; Orientadora de TCC; Coordenadora de Curso de Pós-graduação e Pesquisadora Professora conteudista; Experiência docente em Educação a Distância nas áreas de psicopedagogia, formação docente para educação básica e ensino superior.

INVESTIMENTO

R$ 269,00

 

R$ 242,10

À vista

MATRICULE-SE
INSCREVA-SE

Coordenador

INSTITUCIONAL

FAQ
Instituto Nikola Tesla