Nos últimos anos, o conceito de aprendizagem ativa tem recebido mais atenção e causado inquietação a muitos educadores, pois cada vez mais discute-se a importância de inovar em sala de aula e buscar novas estratégias de aprendizagem.
Pensando nisso, esse curso é voltado a profissionais da área da educação, especialmente professores e tem por objetivo propor uma discussão sobre a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e discutir práticas que usem metodologias ativas em sala de aula.
Cada vez mais percebemos a importância das novas ferramentas pedagógicas para a educação e de como podem contribuir com o processo de aprendizagem para a construção de ensino híbrido. Por isso, torna-se cada vez mais urgente discutir a importância da tecnologia no ensino presencial; Ajudar professores a usarem da melhor forma possível essas ferramentas e proporcionar aulas mais dinâmicas e que conduzam o aluno a atuar de forma ativa no processo de aprendizagem é essencial e a proposta desse curso é justamente apresentar isso a professores que estejam interessados em discutir e compreender o que é o uso de metodologias ativas no ensino presencial
O curso é voltado a professores da educação básica e do ensino superior e tem por objetivo propor uma discussão sobre a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e discutir práticas que usem metodologias ativas em sala de aula.
Ao final do curso, o cursista será capaz de:
Gestores, coordenadores e professores de diferentes níveis educacionais interessados em aprender sobre metodologias ativas e educação inovadora.
Metodologia baseada na pirâmide da aprendizagem de Willian Glasser, seguirá um modelo linear conceitual, onde o aluno aprende participando do processo de aprendizagem através de práticas simplificadas como a apresentação e discussão de casos em dinâmicas que acontecerão através de encontros online e fóruns de discussão, buscando trabalhar com projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudo de casos e aprendizagem em pares. Os principais recursos utilizados serão plataforma de aprendizagem, ebook, vídeos gravados, além de material complementar que contribuirá com a aplicação prática em sala de aula.
Livro digital (ebook) com texto escrito e ilustrações. Vídeos gravados (1 por tema de aproximadamente 10 minutos cada) para uma maior contextualização dos principais temas abordados no ebook. Textos e materiais extras para complementar o conteúdo abordados em aula. Será emitido certificado de participação.
O curso de 60 horas está divididos em dois módulos em comum (1 e 2); módulo 3 para professores e profissionais que atuam na educação superior; e módulo 4 para professores e profissionais que atuam na educação básica, conforme descritos abaixo:
MÓDULO 1: Conceituação de metodologias ativas, Ferramentas Tecnológicas e formas de associar duas ou mais metodologias ativas em sala de aula (20 HORAS)
MÓDULO 2: Principais teorias de aprendizagem e o aluno como protagonista no processo de aprendizagem (20 HORAS)
MÓDULO 3: Metodologias ativas aplicadas para aprendizagem na educação superior (20 HORAS).
MÓDULO 4: Metodologias ativas aplicadas para aprendizagem na educação básica (20 HORAS).
Fevereiro de 2021
R$ 269,00
Profª Carina Alves
Diplomada em Estudos Avançados em Educação – especialidade em Educação a Distância e Elearning pela Universidade Aberta de Portugal; Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP- USP); Especialista em Psicopedagogia para pedagogos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/ USP); Graduada em Pedagogia e em Educação Física; Autora do livro “O tripé da Educação a Distância: Regulação, Docência e Discência Online”; Autora de diversos artigos e cases de sucesso na área da Educação.
Profª Luciana Carneiro
Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Bióloga; Pedagoga e Psicopedagoga Institucional; Atuou como professora na educação básica; Professor Universitário; Orientadora de TCC; Coordenadora de Curso de Pós-graduação e Pesquisadora Professora conteudista; Experiência docente em Educação a Distância nas áreas de psicopedagogia, formação docente para educação básica e ensino superior.