fbpx
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

CURSO LIVRE: Agente Comunitário de Saúde

Duração: 40 dias | Carga Horária: 40h | Pré-requisito: Curso livre

Objetivo

 O curso tem como objetivo conhecer os fundamentos do SUS, suas diretrizes e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sua relação com o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS); Qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuarem junto às equipes multiprofissionais e a realização do trabalho em equipe; Conhecer as legislações vigentes que envolvem o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) entre outros.

Público-alvo

Interessados na área

Metodologia

A Metodologia do curso será desenvolvida em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com espaço para o aluno estudar e realizar suas atividades. O conteúdo será oferecido 100% a distância dentro do AVA e uma avaliação ao final do curso. Neste modelo, o ensino é organizado em temas semanais ministrados sob a forma de conteúdo eletrônico, estudos dirigidos, vídeos explicativos e outros processos didáticos pedagógicos. A avaliação eletrônica será disponibilizada na plataforma a partir da 3ª semana e o aluno terá até três tentativas para realizar. Contará com questões objetivas e para aprovação e certificação, o aluno deve atingir Nota mínima 7,0 em uma das tentativas.

Certificado

Os certificados são emitidos, online, mediante aprovação na avaliação final.

Conteúdo programático

 Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são parte fundamental da operacionalização das políticas públicas voltadas para o modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), dentro da atenção primária. As competências do ACS que serão abordadas no curso são: Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), maior e mais complexo sistema de saúde do mundo; Conhecer o processo saúde-doença das populações dentro dos territórios; Verificar as atividades de promoção a saúde; Orientar quanto a prevenção de doenças; Conhecer os princípios das visitas realizadas nos domicílios (visitas domiciliares) da população brasileira.

Tema 1 – Os fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), suas diretrizes e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sua relação com o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Tema 2 – O trabalho das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e as atividades e funções dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a importância do trabalho interdisciplinar e o conceito de território.

Tema 3 – O processo saúde-doença nas populações e identificar as ações de promoção da saúde e prevenção por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania.

Tema 4 – As legislações vigentes que envolvem o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e as principais atribuições na prevenção e promoção à saúde dos brasileiros na Atenção Básica à Saúde.

Investimento

 R$ 49,90

Responsável pelo Curso

Profª Ms.Tânia Theodoro Soncini Rodrigues, é graduação pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Possui mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo (2001). Experiência de 18 anos como supervisora de enfermagem e auditoria. Experiência docente de 12 anos presencial e EAD. Atualmente como Professora presencial de medicina, em disciplinas na área da Saúde, com foco em contextualização das práticas. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Cursos área concentração saúde da Pós-Graduação. Docente em cursos de pós-graduação como enfermagem do trabalho, saúde pública com ênfase em saúde da família e MBA em serviços de saúde. Ministrando cursos complementares de Auditoria, Qualidade e Assistência Domiciliar. Experiência como conteudista de disciplinas associadas área da Saúde.

INVESTIMENTO

R$ 49,90

À vista

MATRICULE-SE
INSCREVA-SE

Coordenador

INSTITUCIONAL

FAQ
Instituto Nikola Tesla