fbpx
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MÉDICA

Curso: Formação Profissional em Educação Médica

Carga Horária: 320h  │ Duração: 12 meses

Sobre o curso

Os pressupostos da Educação de Adultos e as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Medicina e da Saúde apontam claramente para a utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Muitos professores se esforçam nesta direção de maneira empírica e criativa, sem realmente compreender seu papel no processo educacional e as diversas ferramentas e seus fundamentos. A formação, capacitação e o desenvolvimento docente devem ter ênfase no perfil de excelência do Educador, independente de sua especialização profissional ou área de conhecimento, para que a compreensão dos fundamentos que norteiam as diversas metodologias ativas com valor educacional plenamente compreendidos e dominados, garantindo as melhores práticas na formação profissional dos educandos. A formação em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Saúde é um curso de excelência para quem deseja realmente desenvolver seu perfil de Educador de Vanguarda, capaz de multiplicar suas experiências entre seus pares e promover a implantação de cursos com qualidade educacional e viabilidade institucional.

Objetivos

• Reconhecer os princípios da Aprendizagem de Adultos e suas relações com os fundamentos das Metodologias Ativas de Aprendizagem.

• Analisar os diversos passos das Metodologias Ativas mais utilizadas em educação em Saúde como: PBL, TBL, Problematização, Sala de Aula Invertida, etc, compreendendo o fundamento de cada um deles e a aplicação prática de cada método.

• Analisar os diversos tipos de Organização Curricular com ênfase nos currículos integrados e a diversidade de Metodologias Ativas como recursos ou ferramentas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem. Integração Básico-Clínico.

• Dominar os diversos tipos de Avaliação de Aprendizagem (Diagnóstica, Formativa e Somativa), como uma constante de aprendizagem e feedback para os atores envolvidos nesse processo.

• Elaborar programa de desenvolvimento de Habilidades e Competências profissionais em cenários controlados (Simulação Clínica) e não controlados (Serviços de Saúde). A parceria Academia-Serviço-Comunidade e a segurança dos usuários.

 

Público alvo

O Curso apresenta e disponibiliza conceitos modernos e recursos educacionais que permitem maior sucesso no processo de ensino; graduados de áreas diversas que pretendem atuar como docentes, coordenadores, consultores, assessores e formadores em instituições de ensino superior.

 

Metodologia

O curso será na modalidade online com encontros remotos a cada 15 dias e aulas gravadas e disponibilizadas em plataforma para acesso dos alunos.

A oferta das disciplinas será em módulos livres, onde o aluno poderá realizar todos os módulos e obter a qualificação de Formação em Educação Médica ou poderá realizar apenas o módulo de seu interesse como oferta de curso de extensão. Cada módulo terá a duração de dois meses. Utilização de fórum de dúvidas e de discussões sobre temas propostos pelo professor, além de apresentação de atividades e projetos que os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Para aprovação e certificação, o aluno deverá atingir a nota mínima 7,0 nas atividades avaliativas.

 

Conteúdo programático

Conteúdo autoral disponibilizado pelo professor em suas aulas e fóruns, além de uma trilha de aprendizagem com indicações de textos, links e vídeos publicados na internet que os alunos terão acesso. 

Módulo I:
Concepções Epistemológicas do Processo de Ensino Aprendizagem.
Como as pessoas aprendem.
Fundamentos da Aprendizagem de Adultos e suas Relações com as Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem.
Os papéis do Educador e do Educando.

Módulo II: 
Fundamentos das Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem validadas cientificamente e as experiências empíricas
PBL (Problem Based Learning).
TBL (Team Based Learning).
Problematização e metodologias problematizadoras.
Sala de Aula Invertida, jogos dramáticos, processamento de narrativas e aprendizagem orientada por roteiros de aprendizagem.
Construção de Competências e o conceito da EPAS (Entrustable Professional Activities).


Módulo III:
Desenvolvimento de Habilidades em Ambientes Controlados (Simulação) e Não-Controlados (Serviços).
Integração Academia, Serviço e Comunidade como meta de desenvolvimento múltiplo.
Capacitação Docente e Educação Permanente em cenários e atores diversificados.
Apoio matricial como estratégia de educação permanente e desenvolvimento de aprendizagem e assistência colaborativa, interdisciplinar e multiprofissional.


Módulo IV:
Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas metodologias ativas de ensino- aprendizagem.
OSCE (Objective Structured Clinical Examination).
Métodos de Avaliação de Desempenho Clínico.
Elaboração de Feedback como estratégia de motivação e superação de dificuldades.
Portfólio do Estudante e avaliação continuada referenciada no perfil do egresso – Teste de Progresso.

 

Início

*Data prevista: 15 de Agosto de 2021 – Sujeito à formação de turma.

Investimento

Todos os módulos R$ 4400,00 (com 10% de desconto para pagamento à vista no boleto)
O valor de cada módulo separado R$ 1250,00 (com 10% de desconto para pagamento à vista no boleto)

Para fazer somente o Módulo I  – clique aqui. 

Para fazer somente o Módulo II – clique aqui.

Para fazer somente o Módulo III – clique aqui.

Para fazer somente o Módulo IV – clique aqui.

 

Modalidade

O curso será na modalidade online com encontros remotos e aulas gravadas e disponibilizadas em plataforma para acesso dos alunos.

 

Certificado

O certificado é emitido, online, mediante aprovação na avaliação final.

 

Coordenador


Prof. Dr. João Carlos da Silva Bizario

Médico, Biomédico e Psicoterapeuta; Doutor e mestre pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e Doutorado sanduíche pela Faculté de Médecine de Université Paris Descartes – França; Especialista em Ativação de Mudanças na Formação de Profissionais da Saúde – FIOCRUZ/ Ministério da Saúde, Docência no Cenário do Ensino para Compreensão – UNICID e Aperfeiçoamento em Processos de Ensino Aprendizagem – Sírio Libanês; Professor Universitário desde 1993, possui mais de 25 anos de experiência em Educação em Saúde, sendo 18 em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Docente e Orientador nas áreas de Educação em Saúde, Terapia Gênica e Células Tronco para Doenças Neuromusculares, Anatomia, Neuroanatomofisiologia, Tutoriais, Morfofuncional, Habilidades Médicas e Comunicação; Foi também Coordenador de Planejamento e Capacitação Docente, Diretor Assistente, Chefe de Departamento de Ciências Básicas, Vice-Diretor e Diretor Interino de Curso de Medicina da Universdade de Ribeirão Preto; Foi Tutor, Facilitador do Morfofuncional, Coordenador de Planejamento, membro do Colegiado de Curso e Assistente de Direção do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo; Auxiliou na concepção do eixo comum da área de saúde e implantação do EpC na Universidade Cidade de São Paulo; Consultor em Educação em Saúde com ênfase em Metodologias Ativas, Capacitação Docente, Implantação de Cursos de Medicina e Saúde, Elaboração de PPC, PDI, Integração Inter e Transdisciplinar, Transição e Integração Curricular, Integração Comunitária (Academia-SUS) Planejamento e Gestão de Cursos de Medicina e saúde; Foi Avaliador Institucional e de Cursos do MEC/INEP; Ministra cursos de capacitação docente com foco em metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Participou como consultor na implantação e avaliação de mais de 25 Cursos de Medicina no país, vários na atualidade; Sócio da Associação Brasileira de Educação Médica; Organização e palestrante do I ao III Simpósio Internacional Fronteiras da Educação Médica, (2009, 2011 e 2013), IEP – Hospital Sírio Libanês; Ex-Diretor Científico do Centro de Pesquisas em Distrofia Muscular – AADM-PETROBRAS; Publicações de trabalhos científicos em Periódicos Indexados nacionais e internacionais, palestras e apresentações científicas; Obteve financiamento de pesquisa em órgãos como FAPESP, FINEP, CNPQ, PETROBRAS, TELETON ITALIA, entre outros; Colaborador do livro Intermato Baseado em Evidências – Bridging the Gaps, 2010; Ex-Diretor Executivo da Área de Saúde da Laureate Brasil, onde atuou em Health-Academic-Business nas 12 Instituições que fazem parte do Grupo Laureate no Brasil, interligada a mais 30 países, em ações de qualidade, visibilidade e crescimento, respondendo ao Sênior Vice-President of Medicine and Health Sciences; Atual Consultor em Educação Médica da empresa Inovare e CEO na empresa JCBizario Consultorias Educacionais; Está envolvido em diversos projetos de implantação de Cursos de Medicina no país dentro da política do Programa Mais Médicos e adequações para os novas DCN Medicina; Atual Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, onde compõe o Grupo de Planejamento do Curso e é Responsável pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental; Atual Coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul – USCS; Foi Membro da CAMEM – Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas, no Ministério da Educação do Governo Federal; Membro da Comissão de Elaboração do Programa de Residência Médica – USCS – São Caetano nas áreas de Saúde Mental, GO, Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Saúde da Família e Comunidade; Professor/Orientador do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

 

*Considerando que a viabilidade econômico-financeira, o INSTITUTO NIKOLA TESLA DE ENSINO E PESQUISA não se obriga a oferecer os cursos em oferta no caso de não formação de turma. Não sendo oferecido o curso, o valor total, correspondente à taxa de matrícula, paga no ato da inscrição, serão integralmente devolvidos.

Instituto | Ensino | Formação | Curso | Biomédica | Formação Biomédica | Acupuntura | Análises Ambiental | Análises Bromatológicas | Análises Clínicas | Auditoria | Banco de Sangue | Biologia Molecular | Biomedicina Estética | Bioquímica | Citologia | Biofísica | Virologia | Fisiologia | Fisiologia do Exercício | Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | Residência em Estética | Acupuntura Auricular | Gestão em Saúde Aplicada ao Esporte | Formação Profissional em Educação Médica | Atualização Pedagógica | Histologia Humana | Patologia | Embriologia | Psicobiologia | Farmacologia | Fisiologia do Esporte | Genética | Gestão das Tecnologias de Saúde | Hematologia | Histotecnologia Clínica | Imagenologia | Imunologia | Informática de Saúde | Microbiologia | Microbiologia de Alimentos | Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório | Parasitologia | Patologia Clínica | Perfusão Extracorpórea | Radiologia | Reprodução Humana | Sanitarista | Saúde Pública Toxicologia | Imaginologia | Citopatologia | Estética | Informática em Saúde | Crimes Digitais | Metodologias de ensino e aprendizagem | Agente comunitário de saúde | Docência online | Auriculoterapia | Excelencia em Atendimento ao paciente | Campinas | Valinhos | Vinhedo | São Paulo | Instituto Campinas | Instituto Valinhos | Instituto Vinhedo | Instituto São paulo | Formação Biomédica Campinas | Formação Biomédica Valinhos | Formação Biomédica Vinhedo | Formação Biomédica São Paulo | Biologia Molecular Campinas | Biologia Molecular Valinhos | Biologia Molecular Vinhedo | Biologia Molecular São Paulo

INVESTIMENTO

R$ 4400,00 (4 módulos)
Parcelado em até 11x sem juros

 

R$ 1250,00 por módulo

Parcelado em até 2x sem juros

OU

R$ 3960,00 (4 módulos)

 

R$ 1125,00 por módulo

Para pagamento à vista no boleto

MATRICULE-SE

VEJA COMO SE MATRICULAR

INVESTIMENTO

R$ 4400,00 (4 módulos)
Parcelado em até 11x sem juros

 

R$ 1250,00 por módulo

Parcelado em até 2x sem juros

OU

R$ 3960,00 (4 módulos)

 

R$ 1125,00 por módulo

Para pagamento à vista no boleto

INSCREVA-SE

VEJA COMO SE INSCREVER

Coordenador

INSTITUCIONAL

FAQ
Instituto Nikola Tesla